ReutersReuters

Moedas têm maior sequência de perdas do ano; rand zera ganhos após decisão do BC local

O rand da África do Sul zerou os ganhos de mais cedo nesta quinta-feira, com o banco central local mantendo os juros, enquanto um dólar mais forte deixava um índice de moedas de mercados emergentes a caminho de registrar sua maior sequência de perdas neste ano.

O rand USDZAR tinha estabilidade, depois de subir 0,5% antes da decisão do BC local. O banco central da África do Sul manteve a taxa de empréstimo em 3,5%, como amplamente esperado, com o presidente da instituição, Lesetja Kganyago, dizendo que a inflação deve ficar bem contida em 2021.

A moeda sul-africana, uma das principais dentre as conhecidas como de alto rendimento, tem estado sob pressão neste mês devido ao aumento das taxas dos títulos norte-americanos.

Ainda no mundo emergente, o foco agora se volta para a decisão de política monetária do banco central do México, nesta quinta-feira, com sinais de aceleração da inflação aumentando expectativas de que a instituição mantenha sua taxa de juros inalterada. O peso mexicano USDMXN subia cerca de 0,5%.

O índice MSCI para moedas emergentes (.MIEM00000CUS) recuava cerca de 0,3%, para uma mínima em duas semanas, já que expectativas de crescimento econômico mais forte nos EUA, aumento dos rendimentos dos Treasuries e novos bloqueios em resposta à Covid-19 na Europa elevavam o apelo do dólar.

A lira turca USDTRY recuava cerca de 0,2%.

O rublo russo USDRUB_SPT tinha ganho de 0,3%, depois de atingir seu nível mais baixo no ano na quarta-feira.

Uma cesta de ações de mercados emergentes EEFS tocou seu nível mais baixo de 2021.

((Tradução Redação São Paulo, 55 11 56447723))

Accedi o crea un account gratuito per leggere queste notizie