ReutersReuters

Gasolina barata dos EUA segue para Austrália e Moçambique em remessas raras

A gasolina barata proveniente de um excesso de oferta ao longo da Costa do Golfo dos EUA reabriu mercados distantes, incluindo a Austrália e Moçambique, às exportações do combustível dos EUA.

A procura de gasolina nos EUA no final de Dezembro caiu para o nível mais baixo num ano. Os estoques do PADD 3 ao longo da Costa do Golfo subiram 9,5% em relação ao ano anterior, no final do mês passado, à medida que as refinarias aumentavam a produção após interrupções para manutenção no outono.

Um carregamento de gasolina norte-americana dirigiu-se para a Austrália na quarta-feira e esperava-se que fosse descarregado em Moçambique nos próximos dias. O navio STI Madison, fretado pela TTE Atlantic Trading & Marketing da TotalEnergies, carregou cerca de 700.000 barris de gasolina da refinaria MPC Garyville, Louisiana da Marathon Petroleum em 15 de dezembro e deverá descarregar em Sydney perto do fim deste mês, de acordo com o rastreamento de navios do LSEG. A ATMI não respondeu a um pedido de comentário. Maratona não quis comentar.

Não se espera que os embarques de gasolina dos EUA para a Austrália aumentem, uma vez que a diferença de preços entre o Oriente e o Ocidente provavelmente diminuirá, disseram os operadores. O carregamento da STI Madison marca o primeiro carregamento de gasolina dos EUA para a Austrália em quase três anos e o primeiro da Costa do Golfo dos EUA em mais de quatro anos, de acordo com o serviço de rastreamento de navios Kpler. A Austrália importa principalmente gasolina da Coreia do Sul, Cingapura e outros países asiáticos. As restrições ao transporte marítimo através do Canal do Panamá levaram as refinarias da Costa do Golfo a reduzir os preços de exportação, tornando a gasolina dos EUA mais competitiva.

O navio STI Mighty transportou cerca de 170 mil barris de gasolina de Houston para a Beira, em Moçambique, e deveria descarregar esta semana. Isto marcou o primeiro envio de gasolina para Moçambique em quatro anos. “A gasolina da Costa do Golfo dos EUA está muito barata neste momento”, disse um comerciante de gasolina baseado em Cingapura. “Este poderia ser um comércio oportunista”, acrescentou o trader.

Accedi o crea un account gratuito per leggere queste notizie

Altre notizie da Reuters

Più notizie