BRASIL ON NM
Formazione

MENOS BRASÍLIA, MAIS BRASIL

Quem acompanha os mercados desde o ano passado, deve ter visto uma matéria em meados de Setembro, onde o Guru dos Mercados Emergentes, Mark Mobius, declarava entusiasmo com o Brasil na qual disse que estava investindo no país.

Nesse mês, Mark Mobius foi protagonista de outra matéria. Mas, dessa vez, a manchete diz que o investidor está diminuindo sua exposição no Brasil, na qual considera que a Bolsa ainda está cara.

Mobius é conhecido por investir em mercados emergentes e lucrar com eles ao conseguir antecipar resultados positivos mesmo em meio a Economias de Terceiro Mundo. Parece que sua tacada dessa vez não alcançou resultados esperados.

Mas, afinal, o que aconteceu para que Mobius mudasse de ideia ?

Na verdade não aconteceu o que Mobius esperava. A Economia Brasileira irá decolar somente após todas as medidas que são necessárias serem implementadas. O Estado Brasileiro ainda possui dívidas monstruosas, alta carga tributária, uma estrutura administrativa incompatível com o orçamento público e vários outros problemas.

O movimento anticorrupção que foi um marco nesse país, perdeu forças e não é instrumento suficiente para melhorar as coisas. Os políticos, ainda pensam somente em seus interesses e os partidos políticos ainda são protagonistas nos bastidores de Brasília.

O valor absurdo que foi destinado para o fundo eleitoral mostra os interesses de quem está à frente do Legislativo.

E tem gestores e analistas que acreditam que as pessoas físicas levarão a bolsa de valores a patamares cada vez mais altos. Muita coisa ainda precisa ser feita nesse país. Não adianta os números irem nas alturas se os fundamentos são frágeis.

Enquanto a ideologia política estiver acima das necessidades, o cenário não vai mudar. A solução não está em partido A ou B. A solução está, como diz o Economista Eduardo Gianetti: em menos Brasília e mais Brasil.

Renan Antunes
Revista Grafistas

Declinazione di responsabilità