O PODER E A AUTORIDADE

Existe uma diferença grande entre um chefe e um líder, entre poder e autoridade. Poder pode ser dado, comprado, ser fruto de indicação, é aquilo que o chefe usa quando as pessoas não fazem o que ele quer.

Autoridade é conquistada, é a habilidade de levar as pessoas a fazerem, por livre e espontânea vontade, aquilo que você pediu, porque elas entendem que é o melhor a se fazer.

Os chefes usam somente poder, não possuem autoridade e não são pessoas agradáveis. Líderes podem até ter poder, mas o deixam de lado para exercer a autoridade, são pessoas agradáveis, admiradas e amadas por todos.

Não precisa ser chefe para adquirir autoridade. Uma pessoa do menor escalão pode ser líder na organização, enquanto que o dono só exerce poder achando que também tem autoridade mas está longe de ter uma.

Se um chefe junto com seus subordinados ficarem trancados numa caverna, e houver a necessidade de sacrificar alguém, é ele o primeiro a ser escolhido. Se um líder junto com seus colaboradores ficarem na mesma situação, todos darão a vida por ele.

Se você exerce cargo de chefia e precisa usar seu poder para comandar sua equipe, é melhor rever suas atitudes. Um líder ouve, ensina, acolhe, dá exemplo, deixa seu ego de lado e entende que seu dever maior é servir.

Se aquele que está num cargo de poder diz que ele que manda, a verdade é o contrário. Entenda, chefes não são líderes, são pessoas colocadas naquele cargo. Chefes precisam se tornarem líderes se quiserem que a organização avance e melhore sempre.

A maioria das Instituições Públicas e Privadas estão cheias de chefes e com muita falta de líderes. O grande problema não é a falta de conhecimento, mas sim a falta de caráter, algo presente somente em líderes.

Chefes são egocêntricos, egoístas, arrogantes, mentirosos, falsos, portanto medíocres. Chefes são passageiros. São esquecidos e nunca formam um legado. Fazem mais mal do que bem. Afinal, são pessoas que nunca acham que estão erradas e nunca pensam em mudar.

Já os líderes. Podem até mesmo ir embora, mas nunca serão esquecidos, porque o bem que fazem transforma tudo e todos ao redor.

Renan Antunes
Revista Grafistas
Beyond Technical Analysisrevistagrafistas

Anche su:

Declinazione di responsabilità