Enfim, aconteceu o tão aguardado corte na taxa SELIC, feita pelo Banco Central. Mas, não nos iludamos sobre o que aconteceu: não houve pressão política que abaixasse a taxa Selic, mas, sim, a inflação convergindo para abaixo da meta. Veja o gráfico:
Com a inflação abaixo da meta, foi possível se fazer um corte na taxa de juros. Entretanto, a surpresa foi o corte de 0,50%, o que agrada mais aos investidores do que aos economistas, porque fará uma descompressão mais acentuada à economia, o que ajuda nos balanços patrimoniais de diversas companhias listadas na bolsa brasileira.
Portanto, é esperado uma valorização do Índice Bovespa no curto e médio prazo. Mas, é importante destacar para uma inflação ainda resistente nos próximos trimestres, principalmente em seu núcleo, conforme o comunicado do Banco Central nos destaca.
Le informazioni ed i contenuti pubblicati non costituiscono in alcun modo una sollecitazione ad investire o ad operare nei mercati finanziari. Non sono inoltre fornite o supportate da TradingView. Maggiori dettagli nelle Condizioni d'uso.