Efetivamente, a MMA-200 provou ser a principal linha de suporte do Índice Bovespa. Nesta última semana, houve o terceiro toque na linha, sustentando a base do índice na região dos 112mil pontos. O price action, ainda, alavancou para acima dos 117mil pontos, performando um “Engolfo de Alta” no gráfico semanal, o que faz crer para uma retomada da tendência de alta do médio-longo prazo para o gráfico diário (de curto prazo).
Tanto no médio prazo (gráfico semanal), quanto no curto prazo (gráfico diário), vê-se o padrão gráfico “Bandeira Ascendente de Alta”. Para a próxima semana, há a expectativa de romper a linha superior da bandeira, na região de resistência em 119.780,20 pontos, ativando a projeção desse padrão gráfico de alta. E caso isto ocorra, as projeções baixistas serão anuladas.
Já, os padrões gráficos de baixa, bem como as suas projeções, correm o risco de serem anuladas, como já descrito acima, mas, pode ser que o movimento dos dias 01/11 e 02/11 seja um movimento de exaustão, para que o Índice continue caindo, vindo a testar mais uma vez a MMA-200 para efetivamente rompê-la, indo em direção às projeções de baixa para a região, principalmente, dos 110mil pontos.
Portanto, tudo dependerá de qual movimento será o predominante na próxima semana. Veremos.
SENTIMENTO DO MERCADO: Otimismo < Medo (Apreensão).
Le informazioni ed i contenuti pubblicati non costituiscono in alcun modo una sollecitazione ad investire o ad operare nei mercati finanziari. Non sono inoltre fornite o supportate da TradingView. Maggiori dettagli nelle Condizioni d'uso.