Como você reage diante do desconhecido ? Como você planeja sua vida ? Você tem plano de saúde ? Tem reservas financeiras ? Se alguém da sua família ou você ficar doente ou sofrer um acidente, todos serão prejudicados ?
Se de repente surge um custo de algo como uma batida no seu carro, você tem dinheiro para consertar ? Se você perde o emprego, consegue outro imediatamente ? Está preparado para enfrentar o mercado de trabalho a qualquer momento ?
Você depende do INSS para aposentar ou faz investimentos para garantir seu futuro ? Tem seguro de vida ? Seu carro tem seguro ? Seu apartamento ou casa também tem ?
As respostas a essas perguntas evidenciam como você lida com o desconhecido. Para quais e quantas perguntas você respondeu como não ? Não ache que você sabe lidar com o desconhecido se suas respostas foram negativas.
Mas não se preocupe achando que o problema só está em você. É cultural, educacional, sistêmico. Quase 100% das pessoas darão as mesmas respostas. Aprendemos tabuada, interpretação de texto, geografia humana, mas não aprendemos a cuidar da nossa própria vida.
Sabemos o nome de todas as Organelas Citoplasmáticas da Célula Animal, somos forçados a saber de cor a Bacia Hidrográfica do Amazonas, não passamos de ano se não soubermos quem foi o autor da Obra “Dom Casmurro”, e no final, nada disso nos prepara para um monte de coisa que iremos enfrentar.
Daí, quando vemos a notícia dizendo que o FED, o Banco Central dos EUA, zerou a taxa de juros e está imprimindo dinheiro, coisas que já fizeram em outras crises e só serviram para agravar, temos a audácia de criticá-los ?
Como podemos criticar os Governantes se temos a mesma filosofia de vida deles e agimos da mesma forma em nossas vidas ? Nenhum de nós está totalmente preparado para o desconhecido. Nenhum de nós sabe como administrar de forma segura nosso patrimônio, quem dirá uma Cidade, Estado ou País ?
Se não estamos preparados, o mínimo que precisamos fazer é agir com humildade, cautela, prudência máxima e sabedoria. Os arrogantes e presunçosos não sobreviverão. Achar que no momento se deve arriscar, seja sua saúde ou dinheiro, é mais que burrice, é ignorância plena.
Le informazioni ed i contenuti pubblicati non costituiscono in alcun modo una sollecitazione ad investire o ad operare nei mercati finanziari. Non sono inoltre fornite o supportate da TradingView. Maggiori dettagli nelle Condizioni d'uso.