O mercado reage de forma exagerada? NZD afunda mais de 2%
O dólar neozelandês sofreu uma queda significativa de mais de 2% na quarta-feira, atingindo seu nível mais baixo em mais de três meses, de US$ 0,6039. Essa queda ocorreu após a decisão esperada do Reserve Bank of New Zealand (RBNZ) de aumentar as taxas de juros à vista em 25 pontos-base, para 5,5%. Entretanto, o banco central também deu a entender que poderia concluir sua campanha de aperto, o que provavelmente contribuiu para a queda da moeda. Em uma notícia mais positiva, as expectativas de inflação diminuíram durante o primeiro trimestre, caindo de 3,30% para 2,79%, potencialmente solidificando a escolha do RBNZ de suspender novos aumentos das taxas.
Analisando o gráfico de 1 hora do par NZD/USD, é evidente que ele quebrou abaixo da baixa oscilante anterior em 0,6111. No entanto, a dinâmica de venda pode ter começado a se enfraquecer na última hora, como indicado pela condição de sobre-venda extrema do RSI e a incapacidade do par de fechar abaixo de 0,6100. O próximo alvo para um movimento descendente pode ser 0,6092, que parece ser o nível onde os vendedores atuais se sentem confortáveis para sondar mais.
Uma possível explicação para essa desaceleração pode ser a divulgação da última ata do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC). As atas revelaram uma divisão entre os funcionários do Federal Reserve durante sua reunião anterior com relação à direção futura das taxas de juros. Alguns membros acreditavam que eram necessários mais aumentos nas taxas, enquanto outros previam uma desaceleração no crescimento econômico que negaria a necessidade de medidas adicionais de aperto. Como resultado, o comitê decidiu remover a frase "pode ser apropriado um maior endurecimento da política" de sua declaração pós-reunião.
Atualmente, as expectativas do mercado indicam que o aumento da taxa em maio será o último do ciclo atual. Além disso, há especulações de que o Federal Reserve poderá reduzir as taxas em aproximadamente um quarto de ponto percentual antes do final do ano. Se essa previsão se confirmar, pode-se argumentar que a queda acentuada do dólar neozelandês é uma reação exagerada.
Le informazioni ed i contenuti pubblicati non costituiscono in alcun modo una sollecitazione ad investire o ad operare nei mercati finanziari. Non sono inoltre fornite o supportate da TradingView. Maggiori dettagli nelle Condizioni d'uso.