- O IBOV terminou a semana com uma leve valorização de 0,85%. Como mencionado na análise do dia 02/10/2020, o índice apresentava um padrão de alta de curto prazo (4 - 7dias) para calibrar suas médias, visto, que papéis importantes do índice (BANCOS, ABEV3, PETR4) estavam completamente descolados dos demais.
- Agora vamos entrar em um cenário um tanto desafiador, onde, o IBOV terá que tomar uma importante decisão: “Para qual lado seguir”. Para esse cenário de escolhas, temos algumas notícias que podem contribuir, mas as notícias não são tão boas.
- Temos eleições no EUA; temos o interminável mandos e desmandos do STF; temos o teto de gastos em votação (gatilho para armadilha fiscal); temos uma possível segunda onda de COVID mundo afora; temos grandes possibilidades de aumento no número de desempregados no Brasil. Essas noticias podem interferir diretamente no rumo o IBOV (queda) visto a fuga generalizada do investidor estrangeiro.
- No viés otimista, temos a possível aprovação do pacote “TRILHARDALHO” dos EUA, que podem respigar parte desses dólares na nossa bolsa (volta do investidor estrangeiro); temos a recuperação econômica em “V” (mesmo que mascarada com ajuda do auxílio) que dá um alivio momentâneo no índice e somente isso (alta).
- Analisando o IBOV, temos um viés mais pessimista, visto que no gráfico diário o índice formou um “topo duplo” (14/10 e 15/10) com máximas cada vez menores e em um região de diversos fundos anteriores (99,4k), que vão desde 17/08 a 17/09. Para piorar, no dia de ontem (16/10), tivemos a formação de um INSIDE BAR, que ao ser rompido para baixo, podemos vir testar a região dos 95,6K. O que pode segurar os preços por hora acima dos 95,6K, é a média de 21 períodos (linha vermelha) e a média mais robusta de 252 períodos (linha preta) e por consequência as boas notícias se elas vierem.
- Uma alta pode ser observada se os preços romperem o INSIDE BAR e se manter acima da região dos 99,8k.
- Devemos dar uma atenção especial as elétricas e as empresas de saneamento.
- Uma boa semana a todos e bons negócios.
- Seja consciente, Se comprar, Use Stop!