Vorfield

Pequeno pensamento sobre o IBOV...

Vorfield Aggiornato   
BMFBOVESPA:IBOV   Indice IBovespa
O IBOV fez uma onda 3 entre 2003 e 2008. A onda 4 levou 8 anos pra se formar. Sendo que duas formas de fazer essas projeções apontam pra um IBOV alcançando a faixa de 130 mil a 135 mil de pontos.

Em 2016 começou a onda 5 e isso é melhor visto atualmente, dado que com a euforia muitas pessoas estão indo para as corretoras e as corretoras querendo surfar essa onda estão abaixando as margens e permitindo uma alavancagem maior. Talvez estamos pra ver a primeira corretora que vai permitir nos operarmos com cartão de credito... Isso é caracteristica de uma onda 5 no qual todos estão pensando que só pode subir. Todos inclusive o governo, incentivando as pessoas a irem pra bolsa tomar risco.

A previsão de termino da onda 5 provavelmente ocorrera entre 130 mil a 135 mil e nos provaveis anos de 2021 e 2023, se replicarmos o tempo da onda 3. Ja se pra estimar o tempo usarmos a onda 4 que levou 8 anos pra terminar ficamos com uma faixa de 2022 a 2026.

Cabe salientar que ao final desse ciclo de alta, há a possibilidade de a queda ser maior que a anteriormente vista que chegou a 61%. Sendo assim, o ciclo de queda pode pode chegar até o fundo deixado na onda 4. Sendo que não tem como saber se a queda será rápida ou lenta durante o novo ciclo. Mas é provavel que o ciclo dure entre 12 a 16 anos.
Commento:
Pessoal eu refiz o estudo ai passando aquele fibo de logaritmico pra aritmetico e adivinhem o que deu? Deu 120466.
Commento:
Foi mal, bati no atualizar sem perceber.

Isso ai quer dizer que faltou 0.73% do alvo do fibo para o ponto que comecou a retrair. Vamos ver se ele realmente vai ate a faixa dos 88k e 99k como falei ai no grafico.
Commento:
Para termos uma ideia melhor do alvo precisamos termos definido um pullback, do jeito que esta nao tem como dizer se o mercado esta confirmando a previsao de ir abaixo de 60k. Cabe dizer que essas ultimas semanas os indices SP500, IBOV e IVBX alcançaram queda relevante de 20%, o que caracteriza um mercado baixista e que agora precisaremos de pelo menos 40% de alta para alcançarmos os mesmos valores anteriores.
Commento:
A primeira vela baixista depois do periodo de recuperação gerado pela crise do COVID-19, ocorre em um ponto além do 61.8 da perna de queda formada. A queda ainda é aguardada por muitos que acreditam em uma formação de W. A tendência altista em inúmeros indicadores ainda não virou para baixa.

Se houver uma retomada da queda o vies que acredito ser correto seria NEUTRO pelo menos até o rompimento de 78k. Esse valor poderia ser somente um suporte para dar uma nova pernada de alta rumo à 120k. Caso o rompimento baixista ocorra, tem como estimar uma queda até pelo menos 26k.
Commento:
Vou atualizar o grafico em outra ideia para mostrar o que achou que pode vir a ocorrer em 2023, entretanto ainda acredito na onda baixista que falei que haveria ate 2026. E olhe que falei isso em 2019 antes da queda do covid!
Declinazione di responsabilità

Le informazioni ed i contenuti pubblicati non costituiscono in alcun modo una sollecitazione ad investire o ad operare nei mercati finanziari. Non sono inoltre fornite o supportate da TradingView. Maggiori dettagli nelle Condizioni d'uso.