Olá, faço hoje minha primeira análise! No caso sobre a VALE, a qual analisarei o caso de Mariana e possíveis situações pós Brumadinho. Devo atentar que esta é uma análise com foco somente no gráfico, excluindo qualquer viés político, social ou ideológico.
O acidente de Mariana (5/11/2015), sinalizado no gráfico pela seta vermelha, configurou uma queda de ~50% em 77 dias. Rompeu o canal de baixa e se segurou na região dos R$8,00. Agora vejamos um belo exemplo de simetria! Nos 77 dias posteriores, toda a queda anterior foi redefinida por uma alta na mesma proporção! Em 77 dias o ativo subiu ~100% desde o último fundo e não parou mais. A VALE engatou no canal de alta que continua até hoje. Por curiosidade, demarquei no gráfico o quanto a Vale subiu, em 1 ano, desde o fundo pós Mariana: aproximadamente 300%. Não é a toa que a Vale está entre as maiores empresas de mineração do mundo.
Agora enfrenta a mesma situação de 3 anos atrás, dessa vez com proporções maiores. Defino como Alvo principal a região dos R$33-34, que seria os 100% de Fibo do pivô e uma região importante que apresentou uma resistência histórica e que poderá servir de suporte. Para quem gosta de figuras, seria o alvo do OCO. Caso atinja esse valor, representaria uma queda de ~40% do último fechamento.
Devemos lamentar pelo ocorrido e esperar que as devidas medidas sejam tomadas. Como investidores, nos resta acompanhar o desfecho de tudo e deixar a emoção de lado.
Agradeço qualquer sugestão/crítica , sempre visando melhorar!
Le informazioni ed i contenuti pubblicati non costituiscono in alcun modo una sollecitazione ad investire o ad operare nei mercati finanziari. Non sono inoltre fornite o supportate da TradingView. Maggiori dettagli nelle Condizioni d'uso.