Sabemos agora que o balanço patrimonial de qualquer empresa mostra ativos de um lado e passivos e patrimônio líquido do outro. Se você juntar passivos e patrimônio líquido, você obtém a soma dos ativos. Inversamente, se você subtrair todos os passivos da empresa dos ativos, você obtém o quê? Isso mesmo, você terá Patrimônio líquido. Vamos discutir este importante componente do balanço.
Quando uma empresa é estabelecida pela primeira vez, ela deve ter patrimônio inicial. Este é o dinheiro com o qual qualquer negócio começa. Eles vão para as primeiras despesas da nova empresa. No caso de nossa oficina, o patrimônio foi a poupança do mestre artesão, com a qual ele comprou uma garagem, equipamentos, matérias-primas e outros bens para iniciar seu negócio. À medida que as vendas avançavam, a oficina recebia a receita e reembolsava despesas. O que sobrou foi para o lucro. Assim, nosso artesão investiu seu próprio capital no negócio para aumentá-lo através do lucro.
Ter lucro é a principal meta para a qual os ativos da empresa trabalham, os empréstimos são levantados e o capital é investido.
Vamos ver quais itens do balanço patrimonial estão no grupo Patrimônio líquido: - Ações ordinárias (A soma dos valores nominais das ações ordinárias emitidas). Lembre-se, quando nosso artesão decidiu transformar sua empresa em uma sociedade anônima, ele emitiu 1 milhão de ações a $1000 por ação. Portanto, $1000 por ação é o valor nominal da ação. E a soma dos valores nominais das ações emitidas seria de $1 bilhão. - Lucros acumulados. Analisaremos mais de perto o conceito do lucro no próximo cargo, quando começarmos a examinar a declaração de renda. - Outro rendimento integral acumulado (lucro ou perda em investimentos abertos). O lucro ou prejuízo da empresa pode ser não apenas de seu negócio principal, mas também, digamos, da elevação ou queda do valor das ações de outras empresas que a empresa comprou. Em nosso exemplo, a oficina tem ações em uma empresa petrolífera. O resultado financeiro da reavaliação dessas ações é registrado neste item.
Portanto, o patrimônio é necessário para que a empresa possa investir no negócio e ter lucro. Então, os próprios lucros acumulados tornam-se patrimônio, que é reinvestido para obter ainda mais lucros. É um ciclo contínuo na vida da empresa, que visa o crescimento do patrimônio.
Quais itens do balanço são de meu interesse no grupo de Patrimônio líquido? Naturalmente, estou interessado nos itens relacionados aos lucros: lucros acumulados e lucros ou perdas em investimentos. A soma dos valores nominais das ações é um indicador estático, portanto, dificilmente pode nos dizer nada.
Entretanto, é melhor usar informações da declaração de renda do que do balanço patrimonial para analisar os lucros, pois somente este relatório permite ver toda a estrutura de renda e despesa de uma empresa.
Isto conclui minha discussão geral sobre o balanço patrimonial de uma empresa. Para entender plenamente por que é necessário, vamos usar nossa imaginação mais uma vez. Lembra-se do exemplo do hotel? Imaginamos que uma sociedade anônima é um hotel com quartos idênticos, onde você, como investidor, pode comprar um certo número de quartos (um quarto = uma ação). Pense no que você gostaria de ver primeiro antes de comprar? Pessoalmente, eu preferiria ver fotos dos quartos.
Assim, o balanço patrimonial pode ser comparado com o tipo de fotos que recebemos do hotel em intervalos trimestrais e anuais. É claro que, em tal caso, o hotel tentará usar efeitos especiais tanto quanto possível, a fim de melhorar a impressão dos investidores sobre as fotos divulgadas. Entretanto, se monitorarmos e compararmos as fotos de muitos períodos, ainda conseguiremos entender se o hotel está se desenvolvendo ou se temos visto o mesmo sofá em um quarto padrão há 10 anos.
Pode-se dizer que um balanço é uma "foto" dos ativos, dívidas e patrimônio de uma empresa na data do balanço. E os itens do balanço que eu escolhi são o que eu vejo primeiro nesta foto.
Na próxima série de publicações, vamos decompor uma declaração igualmente importante - a declaração de renda - e explorar a essência do lucro. Até breve!
Le informazioni ed i contenuti pubblicati non costituiscono in alcun modo una sollecitazione ad investire o ad operare nei mercati finanziari. Non sono inoltre fornite o supportate da TradingView. Maggiori dettagli nelle Condizioni d'uso.