- Abordarei na análise de hoje de forma bem simplista dois pontos relevantes para quem quer começar a investir em uma determinada empresa para o médio/longo prazo, o P/L (preço sobre lucro) e o P/VP (Preço sobre valor patrimonial). O ideal é o aprofundamento nesses dois quesitos.
- Se a empresa procurada tiver esses dois quesitos acima interessantes, junte a eles o "caixa livre/Disponibilidades, aí teremos uma boa empresa.
- P/L (preço sobre lucro), como a própria nomenclatura diz, significa o preço “atual” de uma ação dividido pelo lucro dos últimos 12 meses. Esse indicador em minha opinião, tem como finalidade fornecer ao investidor o cenário atual da empresa no curto prazo, mediante os cenários macro e microeconômicos do setor em que a empresa está inserida.
- Quando uma empresa tem boa gestão, esse indicador pode ser importante para detectar se uma determinada ação está com seu múltiplo (P/L) muito abaixo de patamares considerados normais para o setor no qual a referida empresa está inserida.
- Como exemplo, usarei a ITAS4.
- A referida empresa está sendo negociada atualmente a 5,56 vezes o seu lucro. Como sabemos, a empresa tem uma boa gestão, sem contar que a mesma é uma “holding”, o que propicia aos seus gestores a fazerem novas aquisições e aumentar o seu leque de empresas sob seu guarda-chuvas, aumentando assim as chances de lucros crescentes.
- Para um teste rápido e sem mais aprofundamentos, vamos usar como cenário base, que o “lucro” da referida empresa caia algo em torno de 30%, e consideremos que o seu preço por ação com essa queda no lucro seja de $ 7,90.
- Com esses dados, veremos a empresa ser negociada à 7,27 vezes o seu lucro, ou seja, o investidor teria o retorno do capital investido em mais ou menos 7 anos (não considerando dividend yield), onde, em minha opinião, e dado ao nível de empresa e das inúmeras possibilidades, ela se torna um ativo em potencial a ser considerado por um investidor de médio/longo prazo.
- Outro fator importante a ser considerado ao analisar uma ação é o P/VP
- O P/VP (preço sobre valor patrimonial), é o preço atual dividido pelo patrimônio líquido total da empresa, onde, se a empresa fechar suas operações, seria o valor residual que um investidor receberia por ação que ele detenha.
- No caso da ITAS4, ela está sendo negociada a 1,16 vezes atualmente, onde, se a referida empresa fechar suas operações, o valor que o investidor resgataria “matematicamente falando”, seria algo em torno de 80% do valor investido. Dado ao nível de empresa, não é lá tão assustador assim, pois existem empresas de varejo que negociam com múltiplos muito acima do nível de ITAS4, e o mercado não reclama… rsrs.
- Usando os mesmos dados acima para o P/VP, suponhamos que o patrimônio da empresa encolha algo em torno de 30% (o que é difícil, mas temos a inflação, governo, taxações etc), e o preço da ação seja negociado aos mesmos $ 7,90 por ação, veríamos a empresa ser negociada 1,5 vezes o seu valor de patrimônio, e o investidor receberia “matematicamente falando” a metade do valor investido, e como mencionado anteriormente, não é nada tão assustador assim por se tratar de uma empresa com grandes possibilidades à frente, com elevado grau de governança.
# Vamos de Gráfico #
- No gráfico semanal, a ação está na iminência de buscar na região dos $ 8,42, local de parada das quedas no longínquo mês de março de 2021. - Já no gráfico diário, o SETUP utilizado indica força vendedora somente até a região de $ 8,46.
- Pelo gráfico de 60min, as quedas têm sua parada em $ 8,48, no Triplo Áureo do SETUP.
- OBS. Os dados para essa análise foram retirados do site FUNDAMENTUS em 25/06/2022, onde, seus valores eram: - Valor de mercado: 76.214.600.000 - Qtd Ações: 8.831.360.000 – Lucro Liq 12m: 13.712.000.000 – Patrimônio Liq: 65.555.000.000
- Façam vossas análises e bons negócios. - Seja Consciente, Se Comprar, Use Stop! - Veja abaixo outras análises.
Le informazioni ed i contenuti pubblicati non costituiscono in alcun modo una sollecitazione ad investire o ad operare nei mercati finanziari. Non sono inoltre fornite o supportate da TradingView. Maggiori dettagli nelle Condizioni d'uso.