Não tenho vergonha de dizer que USDCAD foi um dos pares que mais apanhei ao tentar compreender seus maiores movimentos. Foram muitas vezes de agora vai e ele simplesmente desconfigurava. Tem ativos que é assim, não conseguimos compreender o jogo maior que está sendo jogado, ou demoramos para. Isso é natural na análise, o que não podemos como traders é colocar $$$ no jogo sem essa maior compreensão.

Alguns meses atrás a chave virou com o USDCAD, dei um zoom out e consegui enxergar a possibilidade da formação de uma bandeirona no semanal. Além do zoom out, buscar outras relações ajuda também. Comparar os movimentos de preço com algum outro ativo, podendo ser até como long/short.

No caso do USDCAD comparei por painéis com o Petróleo WTI e o Bloomberg Commodity Index o BCOM que é um cesta de commodities. Vale lembrar que o Canadá é um grande exportador de commodities sendo as principais: petróleo, gás, trigo e ouro.

No gráfico podemos perceber uma relação inversa entre preço de commodities com o par USDCAD. Enquanto um sobe o outro cai. Podemos concluir que o Dólar Canadense se valoriza com o preço das commodities. Entre março de 20 até maio de 21 essa relação funcionou super bem, porém depois os ativos começaram a apontar para o mesmo lado. Claro que os preços do USDCAD está brigando com isso o que motiva a configuração da bandeira, que nada mais é que um tipo de lateralização. A explicação para essa "quebra" da relação pode ser o diferencial de juros, pois uma moeda tem diversas variáveis que afetam a sua cotação.

Mas o ponto que quero chegar é que parece que o USDCAD está chegando a um ponto de inflexão. Vai entrar em uma tendência de alta de longo prazo com as médias de 21 e 50 do semanal cruzando a de 200 períodos, desconfigurando a bandeira, ou quem sabe ela funcionando como um canal de alta. Ou vai romper a bandeira mantendo a tendência mais longa. O que acredito é que a relação vai retomar com as commodities. Aí está o driver/gatilho! O BCOM flerta com o rompimento de uma LTA de longo prazo e o WTI pode estar na última perna de um grande M.

O que vai prevalecer? Commodities em alta x USDCAD em baixa, ou o contrário, eu não sei. O posso fazer é acompanhar.

Grande Abraço

Leo

*não é recomendação de investimento.

Beyond Technical AnalysisTechnical IndicatorsleofelipesengertradertimeTrend Analysis

Trader / Analista de Valores Mobiliários - CNPI-T 2712

Minhas publicações aqui são somente opiniões. Não são recomendações de investimento.

Conheça meu serviço de recomendação leosenger.com.br/
Anche su:

Pubblicazioni correlate

Declinazione di responsabilità