Iniciamos o quarto mês do ano de 2024, e muitas empresas que influenciam o preço do índice IBOV divulgaram seus respectivos resultados.
Para espanto geral, tivemos muitas surpresas, tanto para o lado positivo quanto para o negativo (MGLU3).
Um setor que vem sofrendo bastante após a divulgação dos seus respectivos resultados é o de saúde.
Muitas empresas que o compõem entregaram resultados considerados ruins e estão sendo severamente punidas pelo mercado. Será que em breve teremos oportunidades nesse setor? Eis uma questão a ser analisada com bastante calma para o próximo semestre.
Uma empresa à qual devemos ficar atentos neste mês é a VALE. Conforme venho observando, o “dragão chinês” parece querer descansar um pouco, o que poderá influenciar o preço do ativo.
No setor de petróleo, com os avanços do governo em relação à PETR4, abre-se uma janela de oportunidades em empresas similares, como ENAT3 e, principalmente, PRIO3. Mas tudo isso deve ser considerado com bastante cuidado, pois parece que o mundo está desacelerando.
Agora, vamos ao gráfico.
Tudo começa pelo longo prazo. Partindo desse tempo gráfico, o SETUP utilizado indica que estamos na iminência de formarmos um pivô de baixa caso os preços venham a trabalhar abaixo da linha de 126,6K.
Se isso ocorrer, o ponto de suporte mais relevante para o momento encontra-se em 121,9K.
Vale um alerta: Caso os preços toquem em 123K e não percam essa faixa de preços, podemos caracterizar esse movimento como um “TRAP” de venda. Psicologicamente, a região de 124K é um ponto de suporte para os mais emotivos, que podem entrar em cena para defender esse ponto com unhas e dentes.
No médio prazo, parece que os touros estão tentando segurar os preços acima da faixa de degola (126,6K), abrindo precedentes para que a queda de braço deixe muitos pelo caminho, pois não se tem uma direção definida.
Assim como o gráfico semanal, o gráfico diário também está tentando armar algo para cima. Porém, a região de 130K é um ponto extremamente forte a ser vencido, o que abre precedentes para o enfraquecimento da reação e a correção esperada realmente venha.
Portanto, se os preços não ficarem acima da faixa de 130K, a tendência é de correção, com touros e ursos duelando para ver quem vencerá essa batalha de curto prazo.
Acima de 130K, pode-se ter reações até a faixa de 131,6K, mas o risco retorno é bem curto. A menos que o mundo e o Brasil nos deem algo de valor, regiões mais íngremes como o topo histórico podem ser alcançadas.
Façam suas análises e bons negócios. Seja Consciente. Se Comprar, Use Stop Loss. Veja abaixo outras análises gráficas.
Le informazioni ed i contenuti pubblicati non costituiscono in alcun modo una sollecitazione ad investire o ad operare nei mercati finanziari. Non sono inoltre fornite o supportate da TradingView. Maggiori dettagli nelle Condizioni d'uso.