As Análises Técnica e Gráfica possuem todo um corpo de conhecimento. Elas são frutos de anos e anos de pesquisa e publicações. Há centenas de livros que abordam os diversos aspectos técnicos.
Não é porque os gráficos podem ser acessados facilmente, que uma leitura qualquer é algo tecnicamente plausível. A internet deu acesso a milhares de gráficos, mas também deu voz a todos.
É necessário anos e anos de estudo e prática para conseguir fazer leituras corretas nos gráficos. Eu mesmo estou estudando há quatro anos. Desde o início de 2018 venho fazendo cursos e lendo livros da área.
Não se torna um grafista competente num curso de final de semana. Não se aprende Análise Gráfica no twitter. Não são achismos que levam a operações lucrativas, mas métodos amplamente estudados.
O Price Action virou moda e muitos especialistas surgiram nos últimos anos. Mas, a maioria nunca leu um livro sequer do All Brooks, o pai do Price Action. É que seus livros tem mais de 500 páginas, então, dá um trabalho ter que aprender tudo.
Logo, um curso qualquer por aí concede de maneira mais fácil o título de especialista em Price Action, mesmo que tudo que foi ensinado tenha nada a ver com o tema. Cuidado com atalhos que prometem muito, mas levam a lugar algum.
A Análise Técnica foi banalizada, porque qualquer um pode publicar um gráfico e dizer que os preços vão subir ou cair. Principalmente se quem publica é um influenciador digital famoso.
Daí vem uma legião de adoradores do value investing dizer que a Análise Técnica não funciona. Você aceitaria ser operado por um cirurgião sem diploma e experiência? Levaria seu carro num mecânico formado pelo youtube?
Então, porque com a Análise Técnica tem que ser diferente? Porque dão ouvidos a tudo que é publicado por aí sem o mínimo de embasamento técnico?
Não é porque você quer comprar uma ação que os gráficos tem que dizer que é hora de compra. Quem adapta o diagnóstico de acordo com a vontade do freguês, é charlatão e está longe de ser um profissional competente.
Grafistas competentes são profissionais raros como em qualquer área.
Le informazioni ed i contenuti pubblicati non costituiscono in alcun modo una sollecitazione ad investire o ad operare nei mercati finanziari. Non sono inoltre fornite o supportate da TradingView. Maggiori dettagli nelle Condizioni d'uso.